Por
9 de dezembro de 2015

Nos próximos dias, a Biblioteca Parque da Rocinha receberá exibição de filmes de esportes, ligadas às temáticas de política e gênero. A programação faz parte do Festival Internacional de Filmes de Esporte, o FIFE, que acontece entre os dias 10 e 16 dezembro, em diversas partes do Rio e em cidades do interior do estado. O evento, que está na sua segunda edição, vai exibir filmes nacionais e estrangeiros, abordando as mais diferentes modalidades esportivas. Todas as atividades são gratuitas.

“Existem alguns festivais pelo mundo com esta temática e pensamos em fazer um aqui no Rio de Janeiro, já que a cidade tem uma natureza extremamente favorável à prática esportiva. Além do mais, as histórias envolvendo os esportes têm dramas e conquistas, muitas vezes revelando inacreditáveis histórias de superação e vitória”, diz Antonio Urano, diretor e um dos curadores do FIFE.

Amanhã, a Biblioteca Parque da Rocinha recebe um debate sobre esporte e política, com a exibição do filme ‘México 1968, a última Olimpíada livre”, que fala sobre a primeira edição latino-americana das Olimpíadas. O evento começa às 14h e, após a exibição do filme, terá um debate. Na sexta-feira, o dia também começa às 14h e terá projeção do filme ‘Mulheres Olímpicas’, que aborda a posição das mulheres dentro da sociedade e também dentro dos Jogos Olímpicos.

A história do corredora paralímpica Terezinha Guilhermina vai estar no filma ‘A Valsa do Pódio’. (Foto: FIFE/Divulgação)

A história do corredora paralímpica Terezinha Guilhermina vai estar no filma ‘A Valsa do Pódio’. (Foto: FIFE/Divulgação)

Com mais de 90 filmes, de 20 países diferentes e de 33 modalidades esportivas nas telas, o FIFE terá uma vasta programação pela cidade, incluindo mostras competitivas e debates sobre o mundo esportivo. Antecipando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o festival terá a Mostra Memória do Esporte Olímpico, na qual serão mostradas celebrações de vitórias brasileiras.

Para Antonio Urano, o Festival Internacional de Filmes de Esporte não pretende se restringir apenas ao período em que o evento acontece. “O FIFE quer ser uma constante durante o ano, interagindo com seu público potencial em vários bairros da cidade”, afirma.

Os homenageados dessa edição do FIFE são a atleta olímpica de vôlei de praia Jackie Silva, a corredora paralímpica Terezinha Guilhermina e o atleta das embaixadinhas Jankel Schor. A programação completa do evento pode ser conferida no site FIFE.

Faça um comentário

Categoria: Guia Cultural
Tags: , , ,