A “Rede Coletiva da Rocinha” tem o objetivo de valorizar a criação e a produção de conteúdo
O Projeto CEU (Centro de Escalada Urbana) é uma iniciativa comunitária que quer tornar a escalada mais acessível aos jovens das comunidades do Rio de Janeiro.
O espaço oferece aulas de reforço escolar, artesanato e acesso a internet. Criado pelo antigo morador, Elizer Pedro de Oliveira, conhecido como “Li da Cachopa”, ele mantém o trabalho comunitário há cerca de 20 anos.
Projeto que oferece gratuitamente aulas práticas para você ficar apto a manusear os equipamentos de DJ.
Ponto de mototáxi localizado no alto da Rocinha, na Estrada da Gávea, 234, próximo a Jaqueira da Rua 1.
Ponto de mototáxi localizado no alto da Rocinha, na Estrada da Gávea, 249, próximo a Quadra da Rua 1.
Ponto de localizado na entrada da Rocinha, na Estrada da Gávea, próximo a entrada da estação Rocinha/São Conrado da linha 4 do metrô.
Ponto de mototáxi localizado na parte alta da Rocinha, na Estrada da Gávea, 430, esquina com a Rua Nova e a Rua Dioneia.
Segundo ponto de mototáxi localizado na entrada da Rocinha, na Via Ápia, 38.
Primeiro ponto de mototáxi localizado na entrada da Rocinha, na Via Ápia, 44.
Favela Verde é uma organização brasileira fundada em 2011 em Chapéu de Mangueira, atualmente trabalhamos na parte alta da Favela da Rocinha, na comunidade da Vila Laboriaux.
A Bica das Almas era uma grande torneira cuja água caía em um cocho de cimento. Na década de 30, as pessoas buscavam latas d’água nos tanques com bicas coletivas, de água oriunda de nascente nos morros. A Bica das Almas não existe mais. Porém, o nome da região se perpetuou.
O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura.
Mídia comunitária com intuito de mostrar o dia a dia dos moradores e acontecimentos no bairro. Também realizam ações sociais no bairro.
O que era uma garagem, se tornou um café-cultural administrado pelos jovens da comunidade. Um lugar de agregação, um pequeno bar de produtos locais e naturais e um ponto de internet gratuita.
A Casa Jovem é localizada na Via Ápia, principal rua da Rocinha, na parte baixa da comunidade. O projeto é iniciativa da ONG ítalo-brasileira Associação Amigos da Vida e oferece oficinas diversas para uma turma de 15 alunos.
O Encontro de Idéias e Rimas é um evento criado em 2012 por Mc Oz, M.Souza, e TV Tagarela com intuito de difundir a cultura HIPHOP na comunidade da Rocinha.
A praça do Laboriaux fica localizada no final da Rua Maria do Carmo, próximo a escola municipal Abelardo Barbosa Chacrinha.
O campinho da Vila Cruzado é localizado na Estrada da Gávea, 207, na localidade Vila Cruzado. O campo é de barro, possui dois gols improvisados e há pouca circulação de crianças no local. COMO CHEGAR: Estrada da Gávea, 233 Descer escadaria ao lado das barracas dos artesãos.
A praça da Vila Cruzado é localizada próxima ao Posto de Saúde Albert Sabin e à Região Administrativa.
A Creche Arte Tio João foi fundada em 2001 pelo americano João Daniel Silverstein junto com a brasileira Lilia Lima com a intenção de melhorar a qualidade de vida das crianças.
A ASCAD-Rio é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2004. A sede é localizada na Rua 2.
Fundada em 1999, a creche trabalha com educação infantil até quatro anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O muro das memórias, localizado na Estrada da Gávea, n 450, foi grafitado através de uma parceria entre o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha e o Grupo de Breaking Consciente da Rocinha (GBCR).
O Conjunto Habitacional do PAC, na Rua 4, foi construído durante as obras do PAC 1 pelo governo federal. Antigamente, o terreno era a garagem da empresa de ônibus Transportes Amigos Unidos (TAU). Entre os prédios existe uma praça cuja população utiliza com frequência. SERVIÇO: Estrada da Gávea, 370 a 390
A praça da Rua 4 foi construída com a abertura da Rua Nova durante as obras do PAC 1 pelo Governo Federal. O local é utilizado para práticas esportivas.
O Cine Clube Caixinha Verde oferece sessões de cinema ao ar livre, seguidas de debates que discutem questões de meio ambiente da comunidade.
O Coral Jovem do Rio é um coral de música cristã do Brasil. O coral atende cerca de 120 crianças da Rocinha e ensaiam nas instalações da Escola Municipal Abelardo Barbosa. Além das atividades musicais, as crianças recebem lições de cidadania e valores.
O Instituto Reação trabalha com a missão de promover o desenvolvimento humano através do esporte e da educação e transformar o conceito de responsabilidade social em ação na vida do maior número de pessoas, integrando diferentes classes sociais pelo esporte.
A Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião foi criada em 1986, por uma equipe que já desenvolvia um trabalho de fortalecimento comunitário e regularização fundiária na Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A Cia Livre de Dança foi idealizada por Ana Lucia Silva há 15 anos e oferece aulas de Balé, Jazz, Afro Brasileiro, Percussão, Teatro infantil e Contemporâneo e Hip Hop. A companhia é Ponto de Cultura desde 2014. SERVIÇO: Via Ápia da Rocinha, 44 sala 301 https://www.facebook.com/cialivrededancadarocinha/ 21 96895-5974
O Instituto Wark Rocinha oferece aulas de graffiti para crianças e jovens entre 11 e 15 anos na Rocinha.
O Rocinha Sem Fronteiras é um grupo de moradores que há mais de dez anos se reúnem uma vez por mês para discutir temas relacionados a comunidade.
A Associação Metodista de Ação Social é uma escola de educação infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, que atende cerca de 300 a 400 alunos por ano na Rocinha.
Criada em 1998, a ONG Espaço Aberto da Rocinha tem como objetivo descobrir e potencializar as habilidades para a arte da dança de crianças, adolescentes e adultos, realizando apresentações em toda a cidade. Espaço Aberto tem também como objetivo complementar a educação dos seus estudantes com a organização de aulas de leitura e reforço escolar. SERVIÇO: […]
A escola municipal Rinaldo de Lamare funciona dentro do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Av. Niemeyer, n° 776, em São Conrado.
O EDI Professora Edir Caseiro Ribeiro, foi financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Estado e atende cerca de 150 crianças. O espaço tem salas de atividades, dois berçários, solário, lactário, fraldário, refeitório e áreas administrativas.
A praça do Conjunto Habitacional do PAC foi construída junto com os prédios durante as obras do PAC 1 pelo Governo Federal.
Em 20 anos de existência, a Casa de Arte da Rocinha, idealizada por José Luiz Summer, mantém seu compromisso na busca de mais qualidade de vida para os moradores da comunidade, coordenando projetos alinhados com ações voltadas para sustentabilidade, inclusão social e geração de renda local.
Fundado em 1994, por José Ricardo Ramos, mais conhecido como bocão da Rocinha, surfista e artesão. Vem incentivando os moradores da comunidade da Rocinha e adjacentes, na prática do surf desde 1989 e desde então já atendeu mais de 1.800 pessoas.
Uma das mais antigas casa de festas da Rocinha, o Cabaré do Barata é administrado pelo morador Sérgio Barata. No espaço acontecem apresentações de artistas locais e forró.
A Associação de Surf da Rocinha foi fundada em dezembro de 2012. A associação têm cerca de 50 alunos, entre crianças, adolescentes, e até adultos, embora o foco seja nos jovens moradores da favela e das proximidades.
A Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha suporta 2500 pessoas e é o local oficial onde ocorrem seus ensaios de carnaval e festas. Quando não é usado pelos sambistas, o estabelecimento é locado para eventos.
A praça da Rua 3 – nas margens da Estrada da Gávea – é localizada ao lado do Conjunto Habitacional do PAC na Rocinha. Nas últimas décadas, funcionava um DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) no local. SERVIÇO: Estrada da Gávea, 433
O Largo do Boiadeiro é local conhecido por ter diversas barracas com alimentos oriundos do Nordeste do Brasil. Nos anos 30, toda a região do Largo do Boiadeiro pertenceu a Sr José Boiadeiro. Ele criava gado na região, andava á cavalo, e corria atrás de seus bois á laço, daí a originalidade do apelido.
O Mercado Popular da Rocinha foi revitalizado durante as obras do PAC 1. O camelódromo funciona 24 horas por dia e tornou-se referência local.
O Espaço Cultural da Rocinha, na Rua 4, ficou conhecido como Palco do Badalo por conta dos eventos musicas – como funk e samba – que aconteciam nos fins de semana e atraía uma multidão.
O Centro Social “E Aí Como é Que Fica?”, foi fundado em 08 de janeiro de 1987, na localidade Faz Depressa, referência a rapidez com que os barracos precisavam ser construídos no início da ocupação da área.
TV Tagarela é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que atua na Favela da Rocinha, desde 1998, como TV Comunitária de Rua.
O Fala Roça é um jornal impresso formado por moradores da Rocinha, nascido em 2012 com o apoio da metodologia da Agência de Redes para Juventude. O jornal é dedicado a cultura nordestina, mas também aborda questões sociais na Rocinha.
O Mirante das artes do 199 é uma verdadeira galeria de artes ao ar livre. Funciona há anos no Mirante do 199, na Estrada da Gávea, n° 205. Muitos turistas visitam o local para comprar uma “lembrançinha” da ida à Rocinha.
A ASPA – Ação Social Padre Anchieta – foi criada na década de 60 pelo pe. Manoel Barbosa e junto com os moradores da Gávea com o objetivo de atender a comunidade, desenvolvendo um trabalho de promoção social, cultural e educacional para a população menos favorecida da comunidade da Rocinha.
O Ateliê do Tio Lino é um estúdio de arte criado pelo ex-presidente da associação de moradores da Rocinha, Lino dos Santos Filho. Ele faleceu em 2014, aos 58 anos.
Novo conceito de escola localizado no espaço onde funcionava o Clube Umuarama, na localidade do 199, parte alta da Rocinha.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.